14% dos funcionários corporativos usam escritórios de coworking regularmente

Coworking já existe há algum tempo, mas como estratégia de local de trabalho para grandes empresas e seus funcionários em tempo integral, é um jogador mais novo.

Quanto o coworking está realmente sendo usado como parte das estratégias imobiliárias corporativas e qual é o seu impacto?

Atualmente, um em cada sete de nossos entrevistados – que representam funcionários em tempo integral de empresas com mais de 100 pessoas – usa escritórios de coworking por pelo menos parte de uma semana normal de trabalho.

ACESSO A ESCRITÓRIOS DE COWORKING AUMENTA O DESEMPENHO

Em média, a maioria dos trabalhadores que usa escritórios de coworking o usa menos de um dia por semana – para a maioria, o coworking serve como um espaço de trabalho alternativo, não seu principal. E trabalhar em um escritório de coworking parece ter um impacto positivo na eficácia e na experiência dos funcionários.

Pessoas que usam escritórios de coworking têm pontuações significativamente mais altas em ambas as áreas em comparação com aqueles que não usam.

Curiosamente, no entanto, o tempo gasto em escritórios de coworking não mostra uma correlação com o desempenho – o que importa é o acesso, mas não por quanto tempo eles trabalham lá.

É O COWORKING PARA TODOS?

Sabemos que o coworking pode aumentar o desempenho – mas é para todos? A população de trabalhadores que atualmente usa escritórios de coworking é diversa, mas a distribuição está longe de ser uniforme.

As pessoas que usam o coworking como parte de sua semana normal têm uma probabilidade significativamente maior de serem jovens, do sexo masculino, funcionários de nível gerencial e representam desproporcionalmente pessoas do setor de tecnologia.

O QUE ISSO SIGNIFICA PARA O FUTURO DO LOCAL DE TRABALHO?

Os escritórios de coworking atendem claramente a uma necessidade do mercado, mesmo para funcionários em tempo integral que também possuem locais de trabalho dedicados.

Eles oferecem variedade adicional em ambientes de trabalho e incentivam os funcionários a trabalhar fora do escritório por uma parte de suas semanas, ambos os comportamentos que se conectam a um melhor desempenho em nossa pesquisa.

Mas isso não significa que eles estão substituindo os locais de trabalho tradicionais – a partir de agora, eles são mais uma comodidade do que uma substituição do local de trabalho.

QUAIS TIPOS DE SERVIÇOS DE UM COWORKING MAIS USADOS?

Os Coworkings cada vez mais tem estado presente no dia a dia das startups e empresas. E a gama de serviços tem aumentado para atender as demandas deste exigente mercado.

Um dos serviços que tem sido muito procurado é o Endereço Fiscal, onde um escritório de coworking aluga o endereço para que uma empresa seja aberta no local do Coworking.

Basicamente empresas podem abrir seus CNPJs sem ter que constituir uma sede própria, gerando muito mais economia. Se quiser saber mais sobre endereço fiscal leia: O que é endereço fiscal?

Outro serviço muito procurado é a locação de salas de treinamento. Alguns Coworkings alugam salas de treinamento e recebem eventos, como forma de gerar ainda mais networking e promover suas marcas.

Outros serviços podem ser encontrados ainda como locação de salas de reuniões, sem falar dos tradicionais espaços de trabalho compartilhados e espaço de trabalho privativos.

A gama é vasta e cada vez mais tem aumentado para atender as demandas das empresas dos mais diversos setores.

Gostou deste artigo? Acesse a página inicial do nosso site para consumir mais conteúdo.