7 dicas que vão te ajudar a economizar com alimentação em casa

Despesas com alimentação são algo que nenhum de nós pode evitar. Enquanto os preços dos alimentos estão subindo constantemente, saber como economizar dinheiro durante as compras é crucial para o seu orçamento familiar. Veja algumas maneiras simples e comprovadas de gastar menos ao fazer compras no supermercado.

1. PLANEJAR REFEIÇÕES E FAZER COMPRAS COM UMA LISTA.

A maneira mais fácil de economizar é usar os produtos adquiridos ao máximo. Aposto que todos pelo menos uma vez jogaram fora frutas ou vegetais, porque compraram muitos, não conseguiram comê-los e simplesmente estragaram no mundo. Durante o ano, dessa forma, podemos gastar bastante com isso.

No entanto, a solução é muito simples, basta começar a planejar o cardápio para toda a semana e ir às compras com uma lista de coisas que serão necessárias para preparar refeições específicas. Assim, você não apenas usará cada produto ao máximo, mas também evitará compras impulsivas. 

2. USE O QUE ESTÁ NA SUA GELADEIRA E NA DESPENSA PRIMEIRO.

Antes de ir às compras, verifique sempre quais produtos você já possui. Dê uma revisada na geladeira e na despensa para não gastar dinheiro com o que tem em casa. Muitas vezes compramos produtos, principalmente quando se trata de produtos com prazo de validade longo, como massas, os escondemos no armário e os esquecemos completamente. 

Depois vamos às compras e compramos outra massa que realmente não precisamos. Verifique antes quais produtos tem em casa. Desta forma, você usará o produto até o fim, para que ele não seja desperdiçado.

3. COMPRAS APENAS UMA VEZ POR SEMANA.

Se comprar apenas uma vez por semana, gastará muito menos. Fazer compras uma vez por semana não só o protege de despesas imprevistas, como também reduz ligeiramente a quantidade de combustível que gasta para ir ao supermercado. Economia em dose dupla.

4. NUNCA COMPRE QUANDO ESTÁ COM FOME.

Os profissionais de marketing sabem muito bem o que fazer para atraí-lo para aqueles docinhos frescos, cujo perfume espalharam por toda a loja. Você está com fome e não vai descansar até colocar pelo menos um em sua cesta de compras. 

É por isso que você nunca deve fazer compras se estiver com fome. Esta é a maneira mais rápida de arruinar seu orçamento doméstico. Quando está com fome, compra mais. Então, para diminuir a compra por impulso, coma qualquer coisa antes de sair de casa, desde que não vá às compras quando estiver com fome.

5. VEJA AS OFERTAS PROMOCIONAIS E COMPARE OS PREÇOS.

Antes de ir às compras, consulte os folhetos promocionais atuais das suas lojas favoritas. Assim você saberá onde e o que pode comprar mais barato. Muitas vezes, fazer compras em várias lojas diferentes significa que economizamos bastante dinheiro, e não se trata apenas de promoções específicas, mas simplesmente de diferenças de preços, dos mesmos produtos, entre lojas.

Por isso vale a pena folhear os folhetos e não necessariamente comprar tudo numa só loja. É melhor escolher aquelas que tenham os produtos que precisa com a melhor relação qualidade-preço.

6. MANTENHA UMA CALCULADORA COM VOCÊ.

Se não quiser estourar o orçamento, leve uma calculadora. Em tempos em que cada um de nós tem uma calculadora no telefone, podemos usá-la a qualquer momento. Assim, você poderá controlar seus gastos de forma contínua. 

7. CUIDADO COM OS APLICATIVOS DE COMIDA

Pedir comida pelo aplicativo pode ser mais rápido e prático, mas nem sempre é mais barato. Consulte sempre as promoções, como o cupom ifood, por exemplo, e peça só de vez em quando. Procure preparar seus próprios alimentos.

Com certeza essas dicas o ajudarão a economizar bastante, basta colocar em prática!