Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

Em qualquer estabelecimento, prestar um bom atendimento ao cliente é fundamental. Quem lida diretamente com o público precisa estar disposto, ter uma comunicação de qualidade e transmitir segurança, pois isso irá determinar o retorno de qualquer cliente.

Uma boa postura profissional, visando proporcionar a melhor experiência possível para quem entra em um estabelecimento facilita todo o processo de tomada de decisão e aquisição de um produto pelo cliente.

Ter isso em mente é extremamente importante, principalmente, quando nos referimos à farmácias e drogarias, já que esse local possui especificidades e características que o difere de qualquer outro.

Se você deseja se tornar um bom atendente de farmácia, ou melhorar a sua performance no trabalho e ao lidar com o público, fique conosco, elaboramos este texto com dicas cruciais de como ser um atendente de farmácia de sucesso

O que faz um atendente de farmácia?

O atendente de farmácia é aquele que possui maior interação com o cliente, é o elo entre o público e o estabelecimento.

O trabalho deste profissional é extremamente importante nas farmácias e drogarias, pois é ele que irá orientar o cliente durante a compra, interpretando as prescrições médicas, tirando dúvidas e instruindo sobre a forma correta de uso do medicamentos (doses e horários receitados).

É função também do atendente de farmácia:

  • Manter balcões e prateleiras de medicamentos e outros produtos bem organizados;
  • Ter conhecimentos básicos sobre os medicamentos para transmitir informações corretas e seguras aos clientes;
  • Realizar uma boa gestão do estoque, repondo e distribuindo os produtos quando necessário;
  • Armazenar adequadamente os medicamentos que não estão à vista dos clientes;
  • Dominar o sistema de operação utilizado pelo estabelecimento a fim de encontrar e dar baixa em cada produto vendido;
  • Verificar se os produtos e medicamentos estão dentro da validade;
  • Ajudar o cliente a encontrar o que procura.

São muitas as atribuições para um atendente de farmácia, e desempenhar todas elas exige organização e atenção. 

Este profissional não pode de forma alguma prescrever ou indicar medicamentos, está dentro de suas funções apenas sugerir as marcas mais procuradas pelos clientes, e em se tratando de medicamentos, a supervisão de um farmacêutico é essencial.

Como se tornar um assistente de farmácia?

Para ser um atendente de farmácia não é necessário curso superior, mas é recomendado  que o profissional que deseja atuar na área faça cursos capacitantes e profissionalizantes, como o curso de atendente de farmácia.

A realização de cursos como este facilitará muito o desempenho do profissional, tendo em vista que esse mercado é extremamente técnico. 

O investimento em um curso dará maior base para que o colaborador entenda o funcionamento e a dinâmica de uma farmácia, além de questões inerentes a esse tipo de estabelecimento, como o conhecimento de medicamentos, biossegurança, noções de farmacologia e anatomia, tradução de receitas e interpretação de bulas.

Além disso, investir em um curso de qualificação, colocará o profissional em uma posição melhor na busca por vagas e a conquistar uma posição de destaque na hora de concorrer com outros profissionais.

Como é o mercado de trabalho para um atendente de farmácia?

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF) existem quase 100 mil farmácias (incluindo as de manipulação e homeopatia) e drogarias espalhadas pelo Brasil.

O que demonstra uma expansão significativa deste setor, fazendo com que as oportunidades de trabalho aumentem, pois muitas vagas tem sido abertas.

O mercado de trabalho para o atendente é bem competitivo, e está sempre em busca de profissionais preparados e qualificados.

Dependendo do estabelecimento e da rede em que se está atuando, é possível contar com planos de carreiras que visam o crescimento do profissional, o que aumenta não apenas sua experiência, mas também seu salário.

O atendente de farmácia pode trabalhar em locais como farmácias hospitalares, unidades básicas de saúde, pontos de atendimento e farmácias populares, o que amplia mais ainda suas chances de emprego.