Como aprender SEO da maneira certa

O Search Engine Optimization (SEO) é uma indústria complexa e ofuscada que há muito tempo deixa confusos e perplexos os proprietários de sites e profissionais de marketing online . E por uma boa razão. Muito do que faz com que os algoritmos orgânicos funcionem foi propositalmente oculto à vista, disfarçado em atualizações atrasadas e multas encobertas que atormentaram muitos indivíduos por anos.

Enquanto a maioria das pessoas entende o que é SEO, muitas não dedicam tempo e recursos para aprender SEO da maneira certa. E sim, existe um caminho certo e um caminho errado para aprender SEO. O caminho errado fornece a base para os chamados hackers Black-Hat, atalhos e “segredos” que acabam saindo pela culatra. Talvez não hoje. Talvez não amanhã. Mas com o tempo.

Quando uma estratégia de SEO sai pela culatra, suas listagens caem nas SERPs (páginas de resultados de pesquisa) do Google, como a âncora de um navio que cai no fundo do mar a milhares de metros abaixo. Você cai nas SERPs, saindo para as páginas do esquecimento, localizadas entre algumas dezenas de milhões de listagens atrás da primeira página.

Ninguém quer isso …

Em contraste, quando você faz o SEO da maneira certa, seu status e sua autoridade são elevados, ajudando você a subir nos rankings orgânicos, aumentando sua visibilidade ao longo do tempo. Não da noite para o dia. É preciso persistência e compromisso. Mas quando você sabe o que está fazendo, é simplesmente uma questão de tempo e esforço. Eu acho que equidade no suor é a palavra apropriadamente apropriada aqui.

Então, a menos que você esteja morando debaixo de uma pedra, você sabe o que é SEO. Em essência, é o conjunto de princípios, métodos e técnicas usados ​​para classificar páginas da web organicamente em mecanismos de busca como o Google. Sim, eu sei que todos sabemos disso. Mas também sabemos que o SEO é possivelmente um dos campos mais frustrantes para aprender e entender.

A verdade? SEO é um gigante interdisciplinar que envolve uma quantidade enorme de trabalho e esforço antes que você possa começar a ver resultados. E aprender SEO da maneira certa se tornou um desafio para a maioria das pessoas, devido à infinidade de desinformação e desinformação por aí.

Agora, vou dizer uma coisa. A indústria mudou bastante a pedido do Google, cujo único objetivo é fornecer os resultados de pesquisa mais relevantes em seus SERPs, no topo. Ele quer responder efetivamente à sua pergunta da melhor maneira possível. Ele sabe que é isso que você quer e quer dar a você.

Para se tornar realmente bom em SEO, basta perceber que, se o Google não confiar em você, você não aparecerá visivelmente em seus SERPs. E esse é o ponto, não é? Em vez de se concentrar em maneiras de usar atalhos ou cantos, concentre-se em criar essa confiança inerente entre você e o Google. Esse é o segredo proverbial para o sucesso com SEO.

No entanto, construir a confiança do Google é um colosso de uma empresa. Não é simples, nem é direto, mesmo que seja um pouco. No entanto, é um requisito para o seu potencial de sucesso. Quanto mais o Google confiar em você, maior será a probabilidade de aparecer de forma relevante nos SERPs. E esse é o nome do jogo: relevância.

O único objetivo e objetivo do Google é fornecer resultados altamente relevantes entre seus diversos mecanismos de pesquisa, da maneira mais rápida possível. De fato, as pessoas confiam tanto no Google que fornece os resultados de pesquisa mais relevantes que raramente passam da primeira página de resultados.

Estudos confirmaram que aproximadamente 90% dos pesquisadores da Web nunca passam da primeira página de resultados, enquanto mais de 50% clicam nos dois primeiros resultados da pesquisa. Se sua listagem estiver em algum lugar da segunda página ou mais além, as chances de obter essa atenção tão importante raramente serão as melhores.

Ganhando a confiança do Google

Considerando a importância de ter uma classificação alta no Google e o fato de que você precisa ganhar a confiança do Google para que apareça de forma relevante em pesquisas orgânicas, se você realmente quer realmente aprender SEO da maneira certa, então a primeira coisa que você precisa aprender , analise e entenda os três principais componentes de confiança do gigante das pesquisas.

Vamos imaginar isso por um momento …

Você abre um novo negócio e entra em uma agência bancária para solicitar um empréstimo. Você se senta com o gerente do banco, ansioso para explicar por que sua empresa é uma ótima idéia e por que seria prudente mover a parte do banco para lhe emprestar o dinheiro. Você entra em campo e, após 15 minutos de conversa, o gerente da filial olha desconfortável para você.

Você quer saber, qual é o problema?

Ele diz que sua empresa parece interessante, mas, enquanto franze as sobrancelhas, pede os últimos dois a três anos de finanças. Você para por um momento, aparentemente perplexo. Você não possui finanças anteriores, é por isso que precisa de um empréstimo. O gerente do banco diz que precisa ver seu histórico antes que o banco possa estender qualquer tipo de empréstimo ou linha de crédito.

Obviamente, no mundo real, poderíamos oferecer uma garantia pessoal. Poderíamos co-assinar pessoalmente um empréstimo se nosso crédito fosse bom o suficiente ou fornecer garantias sob a forma de uma casa ou carro ou algo mais substancial o suficiente para justificar um empréstimo. Mas no mundo virtual, não podemos fazer isso. Não é tão simples quanto co-assinar um empréstimo.

A confiança do Google é construída ao longo do tempo. Se você não tem a confiança do Google, entenda que será difícil encontrar isso. Não existe mais nenhuma forma de confiança cega. Se você é novo ou razoavelmente novo, o gigante das buscas vai olhar para você com algum elemento suspeito. Ele analisará todos os seus movimentos, verificando se você está tentando desviar ou violar as regras de qualquer maneira possível.

Os três pilares fundamentais da confiança do Google

No geral, existem três pilares de alto nível para a confiança do Google. É importante entender o que são e como eles influenciarão seu potencial de classificação em qualquer SERP. Embora existam mais de 200 fatores de classificação incluídos nos algoritmos atuais do Google, a base de cada um desses fatores pode ser cuidadosamente agrupada em cada um desses pilares fundamentais.

# 1 – Idade indexada

A idade indexada do seu domínio não é a data original em que você o registrou; pelo contrário, o que aconteceu durante o tempo em que o Google indexou ou encontrou esse domínio pela primeira vez. Isso é incrivelmente importante e o fator “idade” tem um impacto monumental na capacidade de classificação de um site.

Considere qualquer relacionamento. A confiança só pode ser construída ao longo do tempo. Se o Google está apenas descobrindo sobre você, como você pode esperar que ele confie em você implicitamente? Quando você inicia um relacionamento com alguém, não tem confiança cega; isso simplesmente não existe. A confiança só pode ser construída ao longo do tempo.

O que você faz durante o tempo que o Google descobriu sobre você e o momento atual é incrivelmente importante quando se trata de saber se o Google confia ou não em você e qual a profundidade dessa confiança. Não apenas a idade indexada é importante para o domínio raiz, mas também no nível do conteúdo, quando se trata de conteúdo atualizado e sempre-verde.

# 2 – Autoridade

O segundo pilar fundamental da confiança do Google é a autoridade. Algumas pessoas pensam que autoridade é simplesmente link popularidade. É muito mais que isso. Sua autoridade se desenvolve como um fator de tempo através da curadoria de links de alta qualidade a partir de conteúdo relevante. Sua autoridade também tem a ver com suas críticas e com o quanto você está interconectado com seguidores e fãs (reais) nas redes sociais.

Sua autoridade se desenvolve criando um conteúdo realmente bom ao longo do tempo e compartilhando esse conteúdo. A esperança é que outras pessoas comecem a compartilhar esse conteúdo para você e você terá uma diversificação ampla e diversificada de IP de links relevantes. O Google não apenas deseja ver links de qualidade provenientes de conteúdo relevante, mas também os links de todo o mundo, não apenas de alguns sites específicos repetidamente.

Não é simples e direto, e o Google se preocupa com coisas que você não consideraria imediatamente, como a velocidade dos links que estão sendo criados. Os links estão sendo criados muito rapidamente? São links não naturais ou com spam? Os links são genuínos e estão aumentando em volume mês a mês? Pode ser avassalador, na melhor das hipóteses, quando você para para pensar em tudo o que é necessário para criar autoridade.

# 3 – Conteúdo

O conteúdo é rei. Sempre foi e sempre será. O Google está profundamente preocupado com a qualidade do seu conteúdo. Se você quer aprender SEO da maneira certa, precisa escrever a prosa de alta qualidade, envolvente, perspicaz, única e bem escrita.

Concentre-se em fazer a maior quantidade de trabalho pelo menor retorno inicial. Crie conteúdo âncora forte que reside em seu site ou blog e, em seguida, vá ao mercado de conteúdo para o esquecimento usando sites de autoridade como Medium.com, Quora e LinkedIn Publishing, como apenas alguns exemplos.

Criar conteúdo de alta qualidade, que também é centrado em palavras-chave enquanto é escrito para humanos, e não para mecanismos de pesquisa, é uma forma de arte. Você não pode tentar enviar spam para as palavras-chave e elas precisam ser orgânicas e naturais. Essa habilidade se desenvolve com o tempo após fazer isso repetidamente. Apenas tente não exagerar.

Aprendendo SEO da maneira certa

Falo sobre aprender o ofício da maneira certa, porque certamente existe uma maneira errada de fazer as coisas e uma maneira certa de fazê-las. Em primeiro lugar, você não pode tentar dobrar ou quebrar as regras ou usar qualquer tipo de atalho. Você não pode usar sistemas de software automatizados para gerar milhares de links, girar conteúdo ou duplicar conteúdo ou qualquer coisa remotamente próxima dessas coisas.

Você tem que fazer a maior quantidade de trabalho para o menor retorno inicial. É assim que o SEO funciona. É assim que você obtém sucesso neste campo. Não cortando cantos. Portanto, se você estiver pensando em maneiras de sobrecarregar seus resultados, não procure os chamados hacks porque eles não existem. Você precisa apertar o cinto e fazer o trabalho.

Com isso dito, existem maneiras de acelerar e acelerar seus resultados. De fato, desde o início, eu gostaria de saber sobre essas estratégias, porque não continuaria girando minhas rodas por meses seguidos. Dito isto, é importante prestar homenagem a todas as regras do Google ao fazer algo que remotamente seja considerado um trabalho de otimização de sites.

Não estou falando apenas das mais de 200 regras do algoritmo do Google, que são amplamente obscurecidas e sugeridas. Estou falando das Diretrizes para webmasters do Google para iniciantes. Certifique-se de ler e digerir minuciosamente tudo o que encontrar, porque essas informações são douradas e vêm diretamente da mente do Google.

SEO na página x SEO fora da página

Quando se trata de aprimorar sua educação em SEO, é importante aprender a distinção entre o que é chamado de SEO na página e SEO fora da página. O SEO na página se refere a qualquer otimização feita na própria página. Isso inclui itens como qualidade do conteúdo, densidade de palavras-chave, velocidade da página, compatibilidade com dispositivos móveis, estrutura geral de links e assim por diante.

O SEO fora da página (que é muito mais difícil, a propósito, porque está fora de controle) está relacionado a tudo o que está sendo feito para otimizar seu site que acontece fora das páginas que estão sob seu controle. Estamos falando de links que são gerados, compartilhamentos de mídia social e assim por diante.

É importante fazer essa distinção na sua educação em SEO, porque você precisa garantir a otimização on-page e off-page se quiser levar a classificação para algumas das palavras-chave mais competitivas. Cada campo tem uma variedade de esforços necessários para ter sucesso na imagem macro.

Continuando sua educação

Se você é sério sobre o aprendizado de SEO, precisa continuar sua educação. Escrevi vários audiolivros que podem ajudá-lo em sua jornada ou você pode optar por fazer cursos de SEO . De qualquer maneira,entenda que o SEO é uma longa jornada e você precisará sempre aumentar seu conjunto de conhecimentos e habilidades se quiser levar a sério o sucesso a longo prazo.