Atendimento ao cliente

Como oferecer excelência no atendimento ao cliente?

Um dos maiores diferenciais na hora de se tornar cliente de um estabelecimento ou loja é a forma de atendimento. Não há dúvidas de que um bom atendimento é a forma mais gentil e eficaz de fidelizar seus clientes. Neste artigo, falaremos mais sobre como oferecer excelência no atendimento ao cliente e quais características são indispensáveis para um atendimento de qualidade.

Por que é importante oferecer uma boa experiência ao cliente?

Entre ir a uma loja onde os produtos oferecidos são de qualidade mas o atendimento é ruim, e entre uma loja que também oferece produtos bons mas o atendimento é excelente, certamente os clientes optaram por serem bem atendidos. Sem dúvida uma boa experiência de atendimento é um fator decisivo na hora de escolher em qual loja consumir um produto.

Seja presencialmente ou online, seu cliente precisa saber que será bem atendido e terá seu problema solucionado caso seja necessário. Oferecer uma boa experiência faz com que seu cliente volte mais vezes e indique seu serviço a outras pessoas. 

Como o bom atendimento está ligado à fidelização dos clientes?

Quando você abre um estabelecimento ou cria uma loja online ou se dispõe a prestar qualquer tipo de serviço, saiba que tão importante quanto – ou mais – do que vender um produto de qualidade é atender seus clientes de forma gentil, honesta e eficiente. Isso será um grande diferencial para seu negócio.

Mesmo que haja diversos locais oferecendo o mesmo serviço prestado por você, seus clientes levarão em conta o excelente atendimento prestado, e não te trocaria por outro. A gentileza no atendimento é uma ferramenta poderosa para a fidelização dos clientes.

Como oferecer excelência no atendimento ao cliente?

Existem alguns pré-requisitos que podem ser extremamente importantes na hora de oferecer um atendimento de qualidade: são atributos que você deve levar em conta na hora de atender ou de delegar tal função a alguém dentro da empresa. Veja quais são os pontos mais relevantes.

Seja atencioso

Ao se deparar com um cliente dentro de sua loja ou buscando atendimento online em seu site, demonstre interesse por ele e por sua dúvida. Não tenha pressa, olhe nos olhos e esteja à disposição para sanar todas as dúvidas que, porventura, surgirem. Não deixe que seu cliente saia insatisfeito ou sinta que foi atendido às pressas, como quem não está interessado ou disposto a ajudar. Seja atencioso e demonstre isso. Seu cliente sairá feliz pela atenção prestada a ele.

Tenha paciência

Nada de se estressar ou perder a paciência com seu cliente. Lembre-se de que ele não sabe de tudo o que acontece e não está ciente de todas as resoluções assim como você. Para ele, tudo é novidade, e se ele está buscando sua ajuda é porque realmente precisa dela.

Portanto, seja paciente. Responda a mesma pergunta, uma, duas, três vezes ou quantas forem necessárias, afinal o seu papel é fazer com que o cliente se sinta bem atendido e volte a procurá-lo sempre que for preciso.

Estabeleça metas

Tenha sempre em mente suas metas e busque cumpri-las. Seja organizado e esteja disposto a bater as metas da empresa. Busque estar por dentro das metas e planeje formas que sejam viáveis para você e para a empresa de mantê-las sempre atualizadas.

Acompanhe as vendas

Saiba sempre o que está acontecendo na loja e como andam as vendas. Acompanhe de perto o desenvolvimento de seus vendedores e como está sendo realizado o atendimento. Se preciso, faça uma pesquisa de satisfação com os clientes para saber quais pontos devem ser melhorados e de que forma as vendas seriam mais satisfatórias para eles.

Leia sobre o assunto: “O jeito Disney de encantar clientes”

Esteja por dentro do assunto. Pesquise e leia sobre formas de como agradar seus clientes e mantê-los interessados em seu negócio. O livro “O jeito Disney de encantar os clientes” fala um pouco sobre os bastidores do que acontece na Disney e na forma como eles pensam em agradar e encantar seus clientes. Recomendamos a leitura!

Capacite-se

Não se acomode, esteja sempre disposto a melhorar. Faça cursos, vá a Workshops, especialize-se no atendimento ao cliente e ofereça um atendimento com excelência. Seus clientes serão beneficiados e certamente você também será. 

O atendimento ao cliente é algo que merece toda a atenção e empenho dos que estão envolvidos nessa área. Pense como você, como cliente, gostaria de ser atendido, tenha empatia pelo seu cliente e coloque-se no lugar dele. Antes de visar seus lucros ou estratégias para aumentar suas vendas, pense em pessoas.

Pessoas são a única coisa na qual sempre valerá a pena investir. Seus clientes são a maior razão pela qual seu negócio está de pé no mercado, então não esqueça de priorizá-los e fazer o possível para oferecer excelência no atendimento e ser conhecido por isso.