Educação Infantil na Pandemia
Educação Infantil na Pandemia
Como ministrar aulas, realizar atividades, envolver e educar alunos da primeira infância em tempos de exclusão social?
Educação Básica
A educação básica é composta por três etapas principais: educação infantil, educação básica e graduação. O segmento pré-escolar configura-se como o primeiro contato da criança com a escola, atendendo alunos de 0 a 5 anos. Lembre-se que, no Brasil, a educação pré-escolar é obrigatória para crianças a partir de 4 anos, enquanto a matrícula nos anos anteriores é opcional.
Em relação à necessidade de suspender as aulas em sala de aula nesta fase escolar dos educadores, surgiu um problema: como minimizar o impacto da pandemia no processo educacional e metodológico dessas crianças?
O educador refere-se às regulamentações e legislações desse segmento para enfatizar a importância de se considerar o desenvolvimento do aluno e os direitos de aprendizagem. A a criança tem direito à assistência e a adoção de legislação que define a educação como responsabilidade solidária “do Estado, assim como da família, amparada pela assistência da comunidade”.
Mas, se as interações e os jogos são o eixo da prática pedagógica nesse segmento, como isso pode ser feito sem a presença pessoal?
Interação Familiar
No contexto da educação pré-escolar, eventos e reuniões podem ser realizados à distância, mas a família toma a iniciativa da prática docente com total apoio dos educadores.
As crianças não param de interagir, nisso os eixos pedagógicos são fornecidos. Os educadores precisam apoiar as famílias para contextualizar essas atividades.
É necessário dar aos pais uma ideia de que as práticas de ouvir, falar, pensar e imaginar fazem parte do aprendizado da criança, se essas ações se transformarem em experiências.
A criança acumula conhecimentos no contato com os objetos em seu cotidiano. Assim, ensine as famílias a jogarem e se envolverem em atividades como estimulação sensorial e contar de histórias.